Sugestões para férias sustentáveis

Sugestões para férias sustentáveis

Viajar de forma sustentável é muito mais do que apenas poupar CO₂. Significa assumir a responsabilidade - pelo destino, pelas pessoas, pela natureza. Especialistas em férias sustentáveis fornecem dicas práticas que nem todos temos no nosso radar.

 

Afastar-se da corrente dominante

Parece-lhe familiar? O seu vizinho publica uma grande fotografia do mar turquesa em Maiorca. Agora já lhe apetece ir até lá. Quando procura um lugar para ficar, olha para as classificações dos hotéis acabando por ir para onde todos os outros vão. É isso que pode potenciar um turismo que poderá não ir realmente ao encontro das suas expectativas de férias. O turismo deve colmatar as diferenças entre culturas, aproximando os turistas à população local. Além disso, se procurar alternativas aos destinos mais procurados, também pode sempre proporcionar rendimentos turísticos e ajudar regiões menos conhecidas.

 

 

Destino Encontrado - Desfrute da Antecipação

Leitura de guias de viagem no avião ou no comboio, verificação rápida das excursões adequadas, e quanto tempo demora a viagem até ao hotel? Sejamos honestos - todos o sabemos: a preparação de última hora gera algum nervosismo acrescido. Mas isso é como uma refeição de três pratos sem aperitivo. Faz mais sentido conhecer melhor o seu país de destino com tempo e antecipadamente. Se conseguir compreender os costumes, religiões, idiomas e o sistema político, estará em pé de igualdade com a população local. Não cometerá qualquer passo em falso, respeitará o país de acolhimento, e alargará os seus próprios horizontes. Eleva o limiar de tolerância e ajuda a avaliar melhor outras realidades.

 

Voar Inteligente

As viagens de e para os países de destino são responsáveis por emissões de CO₂. A sugestão para tirar férias sustentáveis: voar com maior duração (voos de longa distância). Apanhe o comboio até ao voo. Nas curtíssimas distâncias, se tiver alternativas ferroviárias ou outra mobilidade mais amiga do ambiente opte por elas. Opte por apanhar voos directos, porque a descolagem e a aterragem são particularmente prejudiciais para o ambiente. A propósito, escolha uma companhia aérea eficiente porque pode economizar até dez por cento do impacto climático. A maior parte das principais transportadoras aéreas estão a oferecer aos clientes contrapartidas/doações onde, por exemplo, podem compensar as emissões CO₂ da viagem que pretendem realizar.

 

Conservar Recursos

Talvez muitos hotéis no futuro apenas ofereçam menus. Isso talvez se venha a mostrar mais económico do que os grandes buffets. Os aparelhos de ar condicionado são responsáveis por um quarto dos custos energéticos. O consumo consciente e a utilização económica de energia e água são também importantes para umas férias sustentáveis.

 

Deixar dinheiro no país

Poderá sempre optar por alojamentos mais pequenos, geridos pelos proprietários, havendo sempre a alternativa das cadeias internacionais com instalações de grandes dimensões e enormes piscinas atractivas, e muitos destes empreendimentos já possuem protocolos e procedimentos internos amigos do ambiente. Deixe-se arrastar e parar em restaurantes pelo caminho que não aparecem na sua aplicação de rastreio. Em muitos países, o sector do turismo informal está ligado ao apoio à vida. É por isso que é melhor comprar as suas lembranças a vendedores ambulantes ou artesão locais, do que nas lojas de cadeias internacionais especializadas em lembranças normalmente localizadas nos aeroportos ou nos lobby dos hotéis. Importante: em muitos destinos turísticos o regateio faz parte do jogo na cultura de muitos países - mas não seja impiedoso.

 

As gorjetas são importantes

É sempre agradável chegar de um passeio e encontrar o seu quarto arrumado e limpo. A este propósito, não só nos países em desenvolvimento, descubra qual o valor da gorjeta que é mais apropriada para o destino onde se encontra, e não se esqueça dos empregados de limpeza de quartos. Muitos alojamentos têm caixas de recolha que são entregues ao pessoal no final do mês.

 

Lidar com a pobreza

Não dar dinheiro a crianças que mendigam - sim, é difícil. Mas o facto é que as "crianças que mendigam" se forem bem sucedidas na recolha de esmolas afastam-se da escola. A espiral de ausência de educação e pobreza sustenta-se também por esta via. Dependendo da situação, é melhor comprar às crianças algo para comer ou oferecer-lhes papel e materiais de pintura. Antes de mais, verifique se existem instituições ou organizações que possa apoiar com uma doação, em vez de distribuir o dinheiro nas ruas.

16 Mai 2022